A importância da AOI (Automatic Optical Inspection) na detecção de placas defeituosas

A EUROTRONICS adquiriu uma nova tecnologia - AOI (Automatic Optical Inspection, ou em tradução livre, Inspeção Óptica Automática) é uma técnica que usa sistema de coleta de imagem da placa eletrônica para obter uma imagem, gravá-la e depois, avaliá-la em relação a um critério pré-definido.

Esse método de comparação usa uma placa de circuito impresso como referência, chamada de golden board, que fica na memória do software. Assim, os pontos da placa sob teste são comparados com os da placa-padrão em busca de defeitos. No processo, apenas a visão humana não atende mais a demanda, já que processos de produção tornam-se muito mais rápidos e os componentes cada vez menores.

Máquinas AOI costumam ter alto rendimento, já que permitem a inspeção completa da placa na mesma velocidade da linha de produção e alta precisão na detecção de defeitos. A máquina pode ser usada após a soldagem para identificar defeitos, geralmente causados por falhas nas etapas anteriores ou por ausência de inspeção. Neste caso, três problemas são comuns e detectáveis pelas máquinas AOI:

– Insuficiência ou excesso de solda

– Curto-circuito entre duas juntas de solda

– Deslocamento do componente

© 2012 Eurotronics Eletrônica Ltda. Todos os direitos reservados